terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Bons semeadores

A Parábola do Bom Semeador

"Um lavrador andava a semear nos seus campos. Enquanto espalhava a semente na terra, alguma caiu ao lado dum caminho, e vieram os pássaros e comeram-na. Outra caiu em terra pedregosa e pouco profunda; as plantas depressa nasceram no chão pouco espesso, mas logo o calor as queimou, pelo que murcharam e morreram por terem tão fraca raiz. Outras sementes caíram entre espinhos, que abafaram as folhas tenras. Outras, porém, caíram em chão bom, e deram uma colheita de trinta, sessenta ou mesmo cem vezes o que tinha sido semeado. Quem sabe ouvir, então que ouça!"
Mateus 13

Jesus falava muito por parábolas e a explicação desta, Ele próprio dá logo em seguida. Acho muito interessante que, quando Jesus ou o próprio Deus queriam fazer entender alguma coisa ao povo, falavam das coisas naturais deste mundo para darem a conhecer a natureza do mundo espiritual. E a verdade é que, entendendo o mundo espiritual vivido neste mundo natural, todas as parábolas e comparações se aplicam na perfeição.
Com a transcrição desta, do Bom Semeador, não quero iniciar nenhuma nova teoria teológica. Tudo é muito simples, basta observar.
Nada mais simples do que uma sementeira. Abre-se a terra e deposita-se a semente ou planta-se uma planta. Vi a minha família fazer isto muitas vezes. Eu própria, em pequenita, não resistia a acompanhá-los e todos os anos me era destinada uma leira para eu fazer a minha horta. Que excitante era ver o despontar do que eu tinha semeado, e regar e ver crescer e colher o fruto desse trabalho. Lindo.
E aprendi isto:
- se semeamos batatas, colhemos batatas;
- basta uma metade de uma batata velha dentro da terra para ela produzir uma batateira que vai dar muitas batatas;
- se cuidarmos do que semeámos, a produção será maior do que se a deixarmos ao abandono.
Este é o mundo natural, segundo as suas regras, tal qual ele é.
E assim sucede no mundo espiritual. Se eu semear o mal, não posso esperar colher o bem. Se eu semear o mal, por mais pequeno que ele seja, ele vai crescer e tornar-se maior e em maior número. Se eu cuidar dele, ele vai durar muito tempo e alimentar-me a mim e aos outros.
Este é um exemplo muito simples, mas não há volta a dar-lhe. É assim. É o que vejo acontecer. De uma forma muito dolorosa, é o que observo. Podemos até mascarar a coisa e dar-lhe uns retoques sofisticados de modo a fazer parecer que o que semeámos foi bom e faz bem, mas a seu tempo, TUDO virá a descoberto e o que foi semeado vai de facto florir e frutificar. O bem ou o mal. E isto ainda aqui nesta terra onde vivemos.
Vamos ser bons semeadores?

2 comentários:

  1. A semente também pode ser a própria Palavra de Jesus. O nosso trabalho é ter o chão em boas condições para que Ela frutifique!
    (É bom ouvir falar de coisas do Céu!)Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Continua a semear tudo como até aki, ke a seu tempo, flores e frutos brotarão! Ke Deus ricamente te abençoe!
    Beijinhos

    ResponderEliminar