terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Minhas casinhas velhinhas




Passo por elas tantas vezes durante o trabalho. Chamam sempre a minha atenção e têm sempre o seu encanto, faça chuva ou faça sol.
Como já é aqui sabido, tenho um fraquinho por casas velhas. Não sei bem porquê mas, ao pensar nisso, ocorre-me sempre uma comparação com aquilo que eu sinto pelas pessoas.
Sou uma pessoa um pouco fechada, não sou do tipo que conhece um grupo de pessoas e fica logo amiga de toda a gente. Mas, no meu coração, não rejeito ninguém. Gente pobre, com aspecto pouco popular, metidas a um canto ou com elas próprias, apontadas pelos outros por este ou aquele feito ou este ou aquele defeito, são aquelas de quem me aproximo mais facilmente. É assim desde a escola primária até à universidade. Até hoje.
A rejeição dói e desconstrói. Ser julgado sem se conhecer o coração, dói e desconstrói.
A prioridade é conhecer o coração, o que exige treinar a visão naquilo que não se vê. E já tive tão boas surpresas. Cada pessoa é um mundo a descobrir. O corpo, a roupa, até muitas palavras, são só fachada. Quando se abre a porta e se permite entrar, poderemos encontrar um interior por pintar, rebocar, reconstruir, pôr portas e janelas. Se houver possibilidade de pormos mãos à obra, ficamos sujos nesse processo, mas vamos limpando esse interior e deixá-lo a respirar melhor e a ficar mais belo. Muitas vezes, só o entrarmos já muda todo o cenário. Quanto a nós, depois é só tomar um banho e ficamos todos como novos.

4 comentários:

  1. ...um texto brilhante, concordo e assino por baixo!!!

    ResponderEliminar
  2. Olá querida Flor!
    Tambem tenho muita atração por velhas casas.
    Penso sempre na história que teem pra contar.
    Quem terá vivido ali??? como eram seus sentimentos...terão sido felizes???
    Enfim, coisas de minha cabeça torta.
    O texto que voce escreveu ficou belíssimo.
    É uma alegria poder estar aqui e compartilhar emoções.
    Obrigada por me aceitar em seu coração.
    Bjo, tia Norma :*)

    ResponderEliminar
  3. Flor, acabei de te enviar um e-mail muito bonito
    sobre José Saramago, mas voltou.
    Mandei pro endereço que esta em seu blog: margaridasant@hotmail.com
    O que pode ter havido?
    Meu e-mail: norma.s.marques@gmail.com
    Bjo, tia Norma :*)

    ResponderEliminar
  4. OLA!! LINDA E PROFUNDA SUA COMPARAÇAO E PENSO EXATAMENTE COMO VOCE! UMA PESSOA NAO FEITA SÓ DO QUE APARENTA EXISTE A PARTE INTERNA , QUE MUITAS VEZES FICA ESQUECIDA.E SUAS CASINHAS SAO SEM DUVIDA MUITO BONITAS.UM GRANDE ABRAÇO.
    JUSSARA.

    ResponderEliminar