domingo, 3 de abril de 2016

A beleza da nossa terra e um anúncio







 





Estes dias têm sido intercalados com sol, nuvens e muita humidade. É Primavera... Mas tiramos partido de tudo e de todos os dias, o melhor que podemos. E esse melhor inclui contornar problemas de saúde com problemas de crescimento interior e com percepções de direcções a seguir. Tudo é um emaranhado, mas enquanto isso, há toda uma vida a desenrolar-se, que não pára. E temos de cuidar dela! A nossa terra é disso exemplo. Este ano não está a ser tão cuidada como no ano passado. Problemas de logística têm atrasado a nossa assiduidade, mas fazemos o melhor que podemos... Enquanto isso e como sempre, vou contemplando a beleza em tudo. 
Os abelhões continuam a fazer a sua tarefa, as flores selvagens fervilham de cor e vida, as árvores dão sinais de um desabrochar que não pára e os morangos do ano passado multiplicaram-se de uma maneira incrível. Este ano, embora já um pouco tarde, estamos a mudá-los para outro sítio. Tarefa terapêutica, tirar os morangueiros da terra, separá-los, "pentear-lhes" as raízes desta terra encharcada, para depois os colocar num outro pedaço de terra, pronta para os receber. Continuamos a colher alhos franceses que, provenientes das sementes do ano passado, deram como "cabelo em cão" e temos consumido este legume sem interrupções, para minha grande delícia e dos amigos com quem partilhamos. As couves estão a "queimar os últimos cartuchos", pois toda a terra já clama por renovação e está ansiosa por receber a semente para produzir. 
Assim é esta natureza. Nunca pára, sempre se renovando nas promessas de dádiva. Tantas lições temos a tirar desta simplicidade que, de tão simples, é do mais profundo que há. Não tenho dúvidas: é meu desejo viver da terra, viver uma vida o mais natural e saudável possível, o mais simples possível, usufruindo do sol que me permite gozar momentos cá fora no meio das flores, da chuva que me permite gozar do calor interior ao dedicar-me a tudo o que a casa solicita, do trabalho do campo que me permite cuidar dos que amo, e da serenidade de um dia após o outro, sem correrias e ambições desmedidas que só atrasam o desenvolvimento daquilo que é útil e eterno.
Posto isto, creio que 20 anos a morar na mesma casa são já um período razoável para criar alguma consistência na vida e desejar dar agora um novo rumo à mesma. Desde há quase 5 anos, fruto de mudanças dramáticas, que tenho vindo a sentir este desejo. 5 anos de espera, de tentativas e frustrações, várias conquistas e algumas vitórias mas, para mim, a maior de todas, foi confirmar a certeza daquilo que quero. E o que quero com muita intensidade de coração, é mudar. Daí ter o meu apartamento à venda. Não quero arrecadar dois pássaros na minha mão, não só porque não faz sentido, mas também para não me arriscar a ver os dois a voar. Além disso, não há progresso sem renúncia. Eu quero abraçar o novo e por isso oro para que alguém venha tomar conta do que tem sido a minha casa por 20 anos. Mais do que paredes, tem sido casa mesmo, onde tenho posto muito amor e muita alegria. Oro para que, quem quiser vir para cá, que seja tão feliz aqui como eu o tenho sido. E se alguém conseguiu ler este texto até ao fim e se estiver interessado ou conhecer alguém que o esteja, poderá entrar em contacto comigo. E obrigada por estarem aí desse lado :)
Um bom Domingo a todos!

8 comentários:

  1. As mudanças não costumam ser fáceis. Às vezes até cheguei a pensar que a vida castiga aos corajosos pela sua audácia. “Como é possível que não te contentes com o que tens e tenhas que buscar mais, questionar tudo?”. Mas pior que as dificuldades que se vão apresentando pelo caminho é aquela sensação de “tem de ser, a vida é assim”. As mudanças são boas sobretudo quando são tomadas com convicção e eu acredito que nestas circunstancias de uma maneira ou outra tudo vai saindo bem. Desejo que possas vender a casa, fechar um ciclo e começar um novo. Eu mais ou menos já passei por aí e posso-te dizer que apesar de todas as dificuldades, a sensação de liberdade que dá viver uma vida na terra, mais simples mais harmónica, compensa qualquer coisa. Força! Tudo vai correr bem!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, estou sem palavras. As tuas são muito tocantes e guardo-as no coração. Muito obrigada pelo apoio. Beijinhos.

      Eliminar
  2. Eu li até o fim! E oro para que realizes teus sonhos! Fica bem e uma boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Obrigada, Tiane. Vibrações positivas são sempre muito bem vindas. Beijinhos e boa semana para ti também.

      Eliminar
  3. Sou suspeita ara falar em mudanças, pois adoro mudar!
    Mudar e arrumar tudo novo, sentir novos ares é maravilhoso! Boa sorte!
    As fotos desta época do ano ficaram lindas...sol e cor nelas!
    Beijos e desejos de uma ótima semana!
    CamomilaRosa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, Camomila. E obrigada também por toda essa energia positiva, que espero contagie tudo por aqui. Beijinhos e boa semana!

      Eliminar
  4. Como te compreendo... Não falasses em venda de apartamento e o texto podia ter sido escrito por mim...
    É um sentimento que vem da alma... O mais profundo desejo de simplicidade...
    Beijinhos e que a tua oração seja atendida!
    Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão bom, não é? E podemos ser todos muito parecidos, mas temos sempre alguma diferença, daí a diversidade humana ser tão grande... Pois para mim, nesta fase, o fundamental é mesmo vender o apartamento para poder mudar. Mas enfim, enquanto isso não acontece, continuarei a sonhar e a viver um dia de cada vez o melhor possível :) Beijinhos e boa semana!

      Eliminar