domingo, 26 de fevereiro de 2017

E é assim...





Os fins de semana são como o arco íris:
vêem-se lindos à distância e desaparecem quando te aproximas
~John Shirley~

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Um dia de cada vez




Há anos que pronuncio esta frase. E, um dia de cada vez, durante muitos anos, dá muuuuuuitos dias!
Todos os dias o sol nasce para todos, e todos nós temos oportunidades diferentes de o viver. Basta a cada dia o seu mal, por isso não vale a pena preocuparmo-nos com o que não podemos mudar. E de cada dia de mal, há certamente muito bem a retirar. A isto chama-se atitude. 
Parece que, começando eu a dar indícios de cansaço do significado desta frase, meio mundo ao meu redor começa a interiorizá-la. E se eu a vou proferindo menos, vou ouvindo-a mais. A vida é irónica!
Mais uma semana pouco fácil, esta que passou. Muito trabalho, pouco descanso. Mas o sol nasceu todos os dias. Para todos. A minha escolha foi no sentido de sentir dentro de mim a alegria de Deus para me deixar a convicção do caminho a trilhar. E a verdade é que a emoção deste sol ninguém me tirou, a emoção da Palavra ninguém me tirou, a emoção da esperança ninguém me tirou, a emoção das possibilidades ninguém me tirou. 
Talvez volte aos projectos que tenho por terminar, esta semana, se o tempo me permitir e a disposição ajudar, talvez volte a pensar noutros novos que tenho para concretizar. Voltar às texturas, à cor, à forma. Um dia de cada vez... 
Bom fim de semana a todos!


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Tenho a varanda cheia de promessas :)










sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Deus, eu e vocês





Raramente falo aqui apenas sobre Deus. Em como Ele um dia transformou a minha vida, em como Ele é o máximo na minha vida, em como por Ele eu vivo - ainda que com todas as minhas falhas e fraquezas -, em como por Ele eu não desisto. Quem quiser saber um pouco mais sobre este tema aqui, basta ir às etiquetas e clicar em Deus.



Talvez eu O dilua em tudo o que escrevo e partilho aqui, mas a verdade é que sem Ele, não me seria possível escrever, partilhar, fotografar, expor. E quero desde já agradecer a todos os que me têm acompanhado ao longo destes anos, os antigos e os novos, toda a companhia que me têm feito, o apoio que me têm dado, os presentes que me têm oferecido, o carinho que me têm disponibilizado. Tudo isso são presentes de Deus, uma das muitas formas que Ele tem, como Pai, de me mostrar que eu não estou sozinha nesta caminhada.



Não sei, de entre os que lêem este blog, quem crê em Deus, quem tem uma caminhada com Ele, quem O busca, quem O anseia, ou sequer se este tema diz alguma coisa a algum(a) de vós.
Contudo, quero aqui deixar um apontamento.



Conheçam ou não, há uma canção que diz:

"Cria em mim um coração puro
E renova em mim o teu Espírito
Não me lances fora da Tua presença
Não retires de mim o Teu Espírito Santo
E volta a dar-me a alegria da Salvação
E renova em mim o Teu Espírito"



Com melodia, estas letras têm outro impacto. Baseada no Salmo 51, sempre cantei esta canção na igreja. E canto agora também. E salta-me ao coração que a podemos cantar cheios de alegria ou, sendo mais fieis ao seu conteúdo, cheios de angústia. Porque, quem, estando dentro da igreja, supostamente cheio de Deus, pode cantar para que Ele crie em nós um coração puro? Se cantamos assim, como oração a Deus, é porque não sentimos mais em nós um coração puro, é porque não sentimos mais a renovação do Espírito Santo, é porque talvez nos sintamos lançados fora da Sua presença, é porque tememos que Ele retire de nós o Seu Espírito, e queremos voltar a sentir a alegria, algures perdida, da Salvação e queremos voltar a sentir a renovação do Espírito de Deus. Quem canta assim, não está de acordo com as normas. Mas quem canta assim, com um coração sincero, ainda que se sinta longe de Deus, será trazido, por Ele, para perto!



Não importa o que os outros vejam, não importa o que os outros opinem, não importa o que os outros julguem. Importa apenas a nossa sinceridade diante de Deus e em como Ele nos enche de amor por isso mesmo. Os nossos encontros com Deus são dentro de nós mesmos e isso ninguém vê. Só nós e Ele.



Fugi ao meu habitual neste blog. Mas precisava partilhar isto. Porque este sentimento tem-me acompanhado com muita intensidade. E tenho sentido a injustiça do julgamento humano, mas creio, sobretudo, no amor e na paciência de Deus. Assim como desejo ardentemente que cada um de vós possa sentir também, para poderem experimentar a vida numa outra dimensão.




terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Bom dia do amor!








segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Toda a gente é um génio



Mas se julgares um peixe pela sua capacidade de subir a uma árvore, 
ele viverá toda a sua vida a acreditar que é estúpido.


Boa semana a todos!



sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Pensamentos destes dias de chuva...





No penúltimo post falei na palavra resiliência, palavra que parece estar na boca do povo, nos últimos tempos. E desta palavra ocorrem-me muitos pensamentos que os últimos dias de chuva têm propiciado. Porque será que esta palavra está na moda? Penso que alguém já percebeu que a vida tem vida própria e se move à sua maneira, independentemente das nossas vontades. Nem tudo depende do pensamento positivo, nem tudo depende do muito lutar e acreditar sempre, nem tudo é assim linear como muitos querem fazer crer. Esse é mais um tipo de pressão que a sociedade coloca sobre nós. Já a resiliência, talvez outrora considerada um atributo dos fracos, nos liberta para aceitarmos aquilo que não podemos mudar e enquanto nos liberta, permite-nos também criar alternativas que se transformam em soluções. É colocada muita pressão sobre todos nós, hoje em dia. Para sermos os mais fortes, sermos os melhores, termos o melhor emprego, sermos os melhores pais, termos o corpo mais firme. Já a resiliência nos liberta para a aceitação e para a liberdade de simplesmente ser. E acreditar sempre no melhor que está para vir. Porque não há bem que sempre dure nem mal que nunca acabe. Assim é a vida, com a sua vontade própria, a ensinar-nos a viver e a sermos melhores seres humanos.
Bom fim de semana!